Desenvolvimento pessoal: dicas essenciais para se tornar uma pessoa melhor

0

Primeiramente, ninguém é tão bom que não possa melhorar. Todos nós estamos em constante processo de evolução. Durante toda a vida precisamos estar constantemente buscando formas de melhorar como pessoa. Como todos sabemos ninguém é perfeito, isso quer dizer que qualquer pessoa tem aspectos que precisam ser melhorados, seja para se sentir melhor consigo mesmo, seja para lidar melhor com o outro, é preciso buscar o desenvolvimento pessoal.

Para isso, não é necessário nada radical. No decorrer deste artigo, você vai ver como é possível, com atitudes simples, se tornar uma pessoa melhor. Nós separamos algumas dicas simples que irão te auxiliar nesta constante busca de se tornar uma pessoa melhor. Confira!

Desenvolvimento pessoal: dicas essenciais para se tornar uma pessoa melhor
Desenvolvimento pessoal: dicas essenciais para se tornar uma pessoa melhor / Reprodução: Pexels

Leia também: Como destravar novas habilidades

Dica 1

Desenvolva o autoconhecimento

Antes de mais nada, é preciso se conhecer. Não é possível alcançar uma mudança sem identificar o que precisa ser mudado. Olhe para dentro de si, tente descobrir suas fraquezas e seus defeitos e identifique pensamentos e atitudes ruins. Existem diversos exercícios para praticar o autoconhecimento. Ao olhar para dentro de si você descobrirá o que precisa melhorar 

Dica 2

Reconheça suas falhas

Quando se comete um erro, não adianta ficar inventando desculpas. Nesse sentido, a melhor forma de se tornar uma pessoa melhor é admitindo que errou para si e para os outros. Apenas pessoas humildes são capazes de admitir seus deslizes, e isso é um grande passo rumo ao seu desenvolvimento pessoal.

Dica 3 

Pratique a empatia

Nos dias atuais, é compreensível que andemos no “piloto automático”. Com tantas obrigações e afazeres, as pessoas andam cada vez mais sem tempo para olhar o próximo. Essa talvez seja a maneira mais garantida de se tornar uma pessoa melhor. Quando nos colocamos no lugar do outro, fazemos o bem não apenas a ele, mas a nós mesmos.

Dica 4

Perdoe-se

Antes de perdoar alguém é preciso perdoar-se. Pode não parecer, mas isso é muito mais difícil do que se imagina. Todos nós cometemos erros e é preciso parar e dizer para si: tudo bem, eu errei, e admito isso, mas eu me perdoo e vou tentar agir diferente da próxima vez. Ninguém é perfeito e não precisa se martirizar por isso. Não perdoar a si mesmo é andar com um fardo que você não precisa carregar. Então, perdoe-se!

Dica 5

Perdoe

Agora que você já se perdoou, está na hora de perdoar o outro. Assim como você, o outro também não é perfeito e está suscetível a cometer erros durante toda a vida. Ao liberar o perdão para o outro, você se tornará uma pessoa mais leve. Quem libera o perdão ganha tanto quanto o perdoado, ou até mais.

Desenvolvimento pessoal: dicas essenciais para se tornar uma pessoa melhor
Desenvolvimento pessoal: dicas essenciais para se tornar uma pessoa melhor / Pexels

Dica 6

Busque conhecimento

O desenvolvimento pessoal requer um mínimo de esforço, e a melhor maneira de conseguir isso é estudando. É possível adquirir conhecimento vendo um vídeo, assistindo à uma palestra, lendo um livro de ficção etc. E isso tudo de forma natural, sem grandes esforços. No YouTube, por exemplo, é possível encontrar vídeos que ensinam de uma forma divertida e descontraída. 

Dica 7

Divirta-se

Mesmo que você tenha uma rotina muito corrida, cheia de compromissos e obrigações, é preciso achar um tempo para se divertir. A exaustão pode te tornar uma pessoa estressada e ranzinza. Então tire pelo menos um dia por semana, ou a cada quinze dias ou até por mês para fazer algo divertido. Seja ir a um barzinho com os amigos, ir ao cinema, ao parque caminhar, não importa, encontre algo que te dê prazer e divirta-se. Você vai ver como essas atitudes contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e te ajudará a se tornar uma pessoa mais leve e, naturalmente, mais agradável para as pessoas ao seu redor.

Dica 8

Seja você mesmo

Isso não é apenas uma frase que você encontra em um livro de autoajuda. Ninguém consegue interpretar um papel por muito tempo. Tentar ser aquilo que não se é pode ser desgastante e ter exatamente o efeito contrario ao que você almeja. E ser você mesmo não quer dizer: eu sou assim e pronto. É aceitar-se do jeito que se é, com suas falhas e fraquezas e buscar ser uma pessoa melhor sem abrir mão da sua essência.

Dica 9

Pratique dizer não

Muitas vezes temos medo de dizer não e desagradar o outro, e, com isso, abrimos mão de nosso valores e opiniões e essa atitude pode ir nos sufocando por dentro, nos tornando pessoas amargas e infelizes. Dizer não, é extremamente difícil para algumas pessoas, mas é totalmente necessário também. Não é possível alcançar um desenvolvimento pessoal satisfatório sem mudar esse tipo de atitude. Cuidado para não se anular tentando agradar aos outros!

Dica 10

Não se cobre tanto

Você não é um super herói. Às vezes, estabelecemos metas ou compromissos que são humanamente impossíveis de alcançar. Você precisa aprender a dizer: isso foi o máximo que consegui, fiz o meu melhor e terá que ser suficiente. Você vai errar, vai perder prazos, cometer erros e está tudo bem. Ninguém é uma fortaleza. Faça o máximo que conseguir da melhor maneira possível e pronto. Não se cobre tanto.

Afinal, agora é hora de colocar essas dicas em prática e ir atrás de alcançar o desenvolvimento pessoal que tanto deseja e se tornar uma pessoa melhor para você mesmo e para o mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.