Como destravar novas habilidades: confira 5 dicas essenciais e simples que irão te auxiliar nesse processo

0

Antes de mais nada, o mundo está cada vez mais exigente. É praticamente impossível ter sucesso em qualquer profissão sem estar constantemente estudando e adquirindo novas aptidões. E não para por aí! As pessoas também estão mais exigentes consigo mesmas e, cada vez mais, estão em busca de adquirir conhecimento e como destravar novas habilidades.

Os motivos para querer adquirir novas habilidades são os mais diversos: desenvolvimento profissional, realização pessoal dentre outros. Na maioria das profissões são necessárias habilidades como boa comunicação, saber trabalhar em equipe, liderança, criatividade. É claro que nem todo mundo possui essas qualidades.  A boa notícia é que essas habilidades podem ser adquiridas.

Se você precisa adquirir novas habilidades, seja qual for o motivo, mas não sabe por onde começar, confira essas dicas que irão te ajudar a destravar essas habilidades sem quebrar a cabeça. Pensando nisso a equipe do Expertscomp.com preparou um conteúdo exclusivo para você, hoje 10 de março. 

Como destravar novas habilidades: confira 5 dicas essenciais e simples que irão te auxiliar nesse processo
Como destravar novas habilidades: confira 5 dicas essenciais e simples que irão te auxiliar nesse processo / Reprodução: Pexels

Dica 1

Pergunte-se: por que? e para que?

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar o motivo para querer aprender algo ou desenvolver alguma habilidade. Isso irá influenciar na hora de decidir quanto tempo será necessário se dedicar e estabelecer metas. É para desenvolvimento profissional? Conseguir uma promoção no trabalho? Mudar de profissão? Ou apenas para desenvolvimento pessoal?

As respostas para essas perguntas irão te ajudar a definir metas para alcançar seus objetivos de forma mais eficiente. Quanto mais claro você for na hora de descobrir suas motivações, menores serão as chances de você desanimar e desistir do seu projeto. Sendo assim, tire um tempo para refletir e descobrir suas motivações e aspirações.

Leia também: Como definir metas e prioridades: aprenda técnicas que realmente funcionam na prática

Dica 2

Identifique o que você gosta de fazer

Essa dica é mais válida para quem quer fazer algo novo por hobby ou para iniciar uma nova carreira, ou simplesmente destravar novas habilidades. Quem já fez terapia em algum momento da vida, certamente já ouviu coisas do tipo: procure fazer algo que te dê prazer, que goste de fazer, algo que seja só para você etc. 

Nesse sentido, a pessoa se pergunta: o que eu gosto de fazer? Muita gente nem sabe a resposta para essa questão. Faça uma lista de coisas que te dão prazer, que te enchem os olhos. Se você gosta de música, pense em aprender a tocar um instrumento. Se gosta de arte, matricule-se em um curso de pintura. E assim por diante.

Será muito mais fácil para você começar a criar roteiro para vídeos no YouTube, por exemplo, se você gosta de consumir esse tipo de conteúdo. Concorda?

Dica 3: Como destravar novas habilidades 

Organize-se e estude

Agora que você já sabe o motivo e o nicho que você pretende desenvolver, já pode começar a pôr o seu plano em prática. Seja qual for a habilidade desejada, é necessário dedicação. A melhor forma de se dedicar é estudando. Estudar não precisa ser algo chato e exaustivo. Tirando as exceções que obviamente existem, não é necessário se trancar em uma biblioteca e estudar por horas a fio.

É possível aprender vendo vídeos no YouTube enquanto lava a louça, por exemplo. Basta você se organizar. Defina quanto tempo por dia você consegue se dedicar ao aprendizado, quanto tempo aproximadamente você levará para desenvolver essa aptidão e quais os meios de estudo que você utilizará: livros, apostilas, vídeo-aulas, seminários etc. Pesquise! Descubra a melhor forma para aprender tal coisa e desenvolver a habilidade desejada.

Dica 4

Seja realista. Estabeleça metas possíveis de cumprir

É preciso ter os pés no chão. Se você gosta de arte e quer desenvolver a habilidade de pintar, por exemplo, saiba que você, muito provavelmente, não conseguirá pintar a Capela Sistina em uma semana. Comece com algo menor, um quadro pequeno com uma arte mais simples. Assim as suas chances de se frustrar serão consideravelmente menores.

Dica 5

Ponha em prática o que aprendeu, mas comece aos poucos.

De nada adianta ficar na teoria. É necessário transformar as informações adquiridas em conhecimento aplicado. Se você quer dar aulas, por exemplo, e tem dificuldade de falar em público, comece dando aula particular ou para uma dupla ou grupo pequeno antes de entrar em uma sala de aula com 40 alunos. Cada um tem seu tempo e é preciso respeitá-lo. Descubra o seu!

Conclusão

Algumas habilidades são indispensáveis para o desenvolvimento da carreira e outras são para o desenvolvimento como pessoa. Seja qual for o seu caso, você terá mais facilidade ao aplicar alguma dessas dicas. Se este artigo foi útil para você, deixe um comentário que adoraremos te ouvir.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.