Como ter mais foco: 7 dicas valiosos e práticas

0

Queimadas, hoje, 14 de março. Neste mundo digital, somos facilmente distraídos. A informação está em todos os lugares e sentimos a necessidade de lidar com formas crescentes e múltiplas de informação. Isso pesa em nosso tempo e também em nossa atenção. Às vezes, você precisa se concentrar na tarefa à sua frente, você está motivado, mas você simplesmente não consegue se concentrar. Então, você precisa saber como ter mais foco.

Todos devem desenvolver a capacidade de se concentrar em suas atividades. Entretanto, é mais fácil falar do que conseguir executar isso, pois muitas vezes você pode não saber como manter a atenção. As boas notícias? Existem várias técnicas para te ajudar a se concentrar na tarefa que está realizando. Se precisar de ajuda para manter o foco, experimente algumas dessas dicas da ExpertsComp para você.

Como ter mais foco
Como ter mais foco / Reprodução: Pexels

7 dicas para você aprender como ter mais foco

Leia também: Como destravar novas habilidades: confira 5 dicas essenciais e simples que irão te auxiliar nesse processo

1 – Fique longe das distrações

Hora de trabalhar é hora de trabalhar. Portanto, mantenha tudo que pode tirar a sua atenção bem distante. Primeiramente, você pode colocar o seu celular no silencioso, usar espaços sem barulhos, manter aberto no seu computador apenas o que precisa para executar a sua tarefa, entre outras coisas simples, como fechar a porta do ambiente onde está.

2 – Uma coisa por vez

Você pode acreditar que trabalhar em diversas coisas ao mesmo tempo é algo produtivo, mas você está errado. Essa é uma receita para menor foco, baixa concentração e menor produtividade, que podem te levar ao esgotamento físico e mental. Evite realizar diversas atividades ao mesmo tempo, pois, é possível que ao final nenhuma delas tenha ficado realmente bem feita. Portanto, foque em uma tarefa e quando finalizar, siga para a próxima.

3 – Durma bem

Quando não dormimos bem é possível sentir cansaço físico e sonolência durante o dia. Isso vai afetar diretamente a sua produção e a capacidade de concentração. Portanto, se quer saber como ter mais foco, comece priorizando a sua hora de dormir. Evite coisas que possam retardar a sua hora de dormir, como filmes, séries, computadores ou celulares até muito tarde. Simplesmente desconecte e vá ter uma boa noite de sono.

4 – Organização

Crie uma agenda de horários para manter o seu fluxo otimizado. Pois, tendo a organização certa, você evita horas extras de trabalho desnecessárias e consegue aproveitar parte do seu dia com atividades de lazer. Essas atividades vão te deixar renovados, longe do desgaste mental e prontos para recomeçar no dia seguinte, ter momentos para relaxar é importante.

Como ter mais foco
Como ter mais foco / Reprodução: Pexels

5 – Defina as suas metas

Essa dica é ideal para quem trabalha em escritórios ou está estudando para provas, como vestibulares e concursos. Você dificilmente vai ter sucesso se nos primeiros dias já estiver com metas muito altas. Portanto, trace um plano de objetivos a serem alcançados e que tenham uma evolução gradativa. Como um aumento no número de horas dedicas aquela tarefa, aumentando 1 ou 2 horas por semana. Ou, divida a atividade em setores a serem finalizados, um por vez, dentro de um prazo confortável.

6 – Atividade física

Coloque o seu corpo em movimento, preferencialmente no inicio do dia. Não precisa fazer atividades que vão te deixar cansado, apenas disposto. Leves corridas, aquecimentos ou alongamentos. Além disso, o exercício regular libera substâncias químicas essenciais para a memória, concentração e agudeza mental. Aliás, indivíduos que praticam algum tipo de exercício ou esporte apresentam melhor desempenho em tarefas cognitivas quando comparados com aqueles que têm saúde física precária.

7 – Faça pausas

Pausas são essenciais para você ter sucesso na sua jornada de trabalho ou estudos. O cansaço mental e físico gerado pelo tempo em excesso realizando uma mesma atividade deve ser evitado. Portanto, se estiver estudando, trace um tempo de parada a cada número de horas estudadas. Por exemplo, descansar 15 minutos a cada 1 hora, assim, após estudar 4 horas você terá descansado por 1 hora nesse período, isso pode te manter revigorado e disposto.

Rumo ao foco

Em suma, essas foram as dicas para você que queria saber como ter mais foco durante as suas tarefas. Embora aprender a manter a concentração não seja algo que se aprender da noite para o dia, seguindo algumas (ou todas) as nossas dicas, dentro de pouco tempo você já vai estar conseguindo realizar tudo com muito mais atenção e qualidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.