Como ser mais produtivo: saiba como em 5 passos

Vamos mostrar hoje em apenas 5 passos como você pode se tornar mais produtivo.

0

Castanhal, Pará, 06 de abril – Ser mais produtivo é o desejo de dez entre dez profissionais que sonham em alcançar o sucesso. Assim, em tempos de home office e trabalho remoto, a produtividade tornou-se um fator de extrema importância, tanto para quem está no mercado de trabalho tradicional quanto para quem gerencia o  próprio negócio. Confira aqui no Desenvolvimento Pessoal.

Dessa forma, não é de se estranhar que esse assunto seja recorrente entre profissionais de todas as áreas. Sendo assim, a preocupação em como ser mais produtivo deve estar presente no seu dia a dia, se pretende aumentar sua capacidade de trabalho e otimizar suas atividades.

Mas, me diz aí, não é gratificante saber que as horas de produtividade real foram compensadas com todas as suas funções marcadas como concluídas?

Leia também: Como ser mais produtivo no trabalho: veja 6 dicas incríveis

Como ser mais produtivo/Foto: Pixabay
Como ser mais produtivo/Foto: Pixabay

Como ser mais produtivo mudando o seu mindset 

O mindset do indivíduo é o que vai influenciar na forma como cada um lida com a produtividade no dia a dia. Mas, o que quer dizer mindset?  Essa palavra significa “mentalidade” ou “configuração mental”, o que nos leva a concluir que é possível reconfigurar nossa mente para que possamos ser mais produtivos.

Entretanto, você pode me perguntar: mas isso é possível? Claro que sim! E essa é a boa notícia, podemos treinar a nossa produtividade.

Você também pode se interessar: Desenvolvimento pessoal: dicas essenciais para se tornar uma pessoa melhor

O 5 passos para ser mais produtivo 

Ser mais produtivo pode ser definido como a capacidade de fazer mais coisas, nesse caso, as suas atividades diárias, utilizando menos recursos, como o tempo, por exemplo.

Vários fatores podem influenciar na sua produtividade diária, entre eles está a gestão do tempo.  É certo que todos nós temos as mesmas 24 horas durante o dia, mas o que vai definir se uma pessoa é ou não produtiva é a forma como ela gerencia esse tempo. 

Vamos lá conferir como podemos nos tornar mais produtivos? Vem com a gente!

A produtividade em apenas 5 passos

Passo 01 – Organize-se

A organização das tarefas diárias é o primeiro passo a ser dado. Em primeiro lugar, planeje o seu dia e organize o seu local de trabalho, se for em home office isso se torna mais importante ainda.

Além disso, na noite anterior, liste todas as tarefas do dia e foque nelas. Enfim, pela manhã, tome seu café reforçado e avise a todos: “Estou indo para o trabalho”.

Passo 02 – Use uma agenda 

A boa e velha conhecida agenda é uma ferramenta fundamental para gerenciar nosso tempo e tarefas. Assim sendo, liste nela tudo o que precisa ser feito, conforme a importância e o tempo necessário para realizar determinada atividade.

A agenda pode ser, ao final do dia, um termômetro da sua produtividade. Mas olha,  não precisa ser uma dessas tradicionais, você também pode usar uma agenda online pelo celular ou computador.

Passo 03- Elimine as distrações

Quantas vezes ao dia você confere as notificações e mensagens que chegam no celular? E aquelas olhadinhas nas redes sociais? perdemos a conta das vezes em que o som do aparelho nos desconcentra, não é verdade?

Sem conseguir manter o foco, acabamos sempre indo conferir a nova mensagem, e-mail ou fofoca de grupo. Por isso, é preciso muito esforço para eliminar todas as distrações que nos impedem de cumprir nossas tarefas.

Portanto, o celular pode ser silenciado assim que entrarmos no nosso “local de trabalho”. Até a televisão tem que ser eliminada do home office.

Passo 04 – Estabeleça horários para pausas e intervalos

Veja bem, é importante que ao longo do dia você estabeleça essas pequenas pausas e intervalos. Os mesmos servem para que você relaxe um pouco, tome um café, uma água ou mesmo dê um beijinho no seu filhote. Pronto, já pode voltar ao trabalho.

Uma boa dica é utilizar uma técnica chamada Pomodoro, por exemplo. Conhece? Criada pelo italiano Francisco Cirilo, em 1988, a técnica consiste em gerenciar o seu horário de trabalho, estabelecendo tempos de 25 minutos de foco total na tarefa a ser executada, seguidos de 5 minutos de descanso.

Use um cronômetro se for necessário. Mas, lembre-se: sem boicote.

Passo 05 – Delegue 

Não assuma para si todas as obrigações do trabalho e da casa. Para se tornar mais produtivo, é importante delegar tarefas, para que outras pessoas possam fazer por você.

Sendo assim, use essa estratégia e veja sua produtividade começar a andar e não mais correr.

Dica Extra

Vimos até agora, que ser mais produtivo não é assim tão difícil. Basta que você aprenda a ter foco, organização e disciplina.

Para isso, o uso de aplicativos pode ser um grande aliado, trazendo mais tranquilidade e agilidade na realização das tarefas. Um desses aplicativos é o Trello, uma ferramenta muito interessante para organizar o trabalho e também a vida pessoal.

Nesse aplicativo, é possível organizar todas as tarefas do dia, semana ou mês; fazer checklist do fluxo de trabalho e ainda compartilhar tudo o que está sendo feito com sua equipe de colaboradores.

O Trello pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador. Já ouviu aquela frase: “é uma mão na roda?”, pois é, o Trello é isso. Poderíamos citar vários outros aplicativos que podem ajudar você a ser mais produtivo, mas isso é conversa para um outro post. O que acha? Espera! Não sai antes de conferir esse conteúdo: Como ter mais foco: 7 dicas valiosos e práticas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.