Veja as vantagens de ser MEI e a hora certa de se cadastrar

Aqui, vamos mostrar o que você precisa para ser um microempreendedor legalizado e suas vantagens

0

São Lourenço, 29 de abril, por Gabrielle Lima – O MEI (Microempreendedor Individual), é a formalização de um negócio por meio do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). De modo geral, muitos microempresários e profissionais autônomos se interessam por esse modelo, mas, ficam com dúvidas em relação a hora de se cadastrar e às vantagens. Por isso, hoje o Experts Comp, vai te mostrar as vantagens de ser MEI e a hora correta de se cadastrar.

Essa definição foi criada para garantir que trabalhadores informais estivessem incluídos na legalidade, tendo assim, os benefícios de um empresário formal. Contudo, como toda decisão na vida, é importante atentar-se aos benefícios de se formalizar como um microempreendedor. Nesse sentido, para saber as vantagens de ser MEI, leia até o final do conteúdo.

Vantagens de ser MEI - Foto: Canva
Vantagens de ser MEI – Foto: Canva

Vantagens em ser MEI

Os benefícios em ser MEI é assegurar vários direitos que todo trabalhador necessita, fazendo muita diferença na vida do empreendedor. Confira.

1. Baixo custo de valores e tributos

O valor vai depender do modelo de atividade que a empresa vai exercer. O valor é ajustado anualmente, de acordo com o salário mínimo. Contudo, atualmente fica em torno de R$60,00, um valor muito abaixo de qualquer outro tipo de empresa.

2. Suporte técnico do Sebrae

Quem é Microempreendedor Individual, conta com todo o apoio técnico do Sebrae, como por exemplo, aprender a negociar, obter condições e preços nas compras de mercadorias para revenda, obter melhor prazo e melhor margem de lucro.

3. Crédito facilitado

O empreendedor registrado possui direito a créditos facilitados, com taxas diferenciadas em instituições bancárias. Os bancos públicos são uma forma do governo federal incentivar o microempreendedor, facilitando o acesso ao crédito mais barato.

4. Cobertura no INSS

O MEI possui diversos benefícios da previdência social, como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por idade, invalidez, pensão por morte e auxílio-reclusão. Todos esses benefícios, pagando apenas 5% de um salário mínimo. Mas, vale lembrar que esses benefícios são concedidos após um prazo mínimo de contribuição.

5. Registrar 1 empregado com baixo custo

Um funcionário para o microempreendedor possui um encargo previdenciário de 3% e alíquota de 8% sobre seu salário para o FGTS. Desse modo, o custo da contratação de um empregado pelo MEI, é de 11% sobre o valor da folha de salários.

Qual o momento certo para abrir um MEI?

Você precisa entender que, para ser um MEI, é necessário atender alguns critérios, como por exemplo, não ser sócio de outra empresa e não possuir faturamento anual superior a 81 mil reais. Caso você atenda os critérios, você também precisa entender que, quanto antes você formalizar seu empreendimento, melhor.

Desse modo, você vai regularizar suas atividades, ter direito aos benefícios previdenciários, facilitar acesso ao crédito, emitir notas fiscais e claro, fazer seu negócio crescer. Contudo, separamos uma lista que pode te ajudar a identificar se já é hora de formalizar seu negócio, veja.

  • Você possui necessidade de emitir nota fiscal;
  • Precisa contratar um funcionário para te auxiliar.
  • Quer acessar os benefícios previdenciários;
  • Já tem a organização das finanças da sua empresa;
  • Possui soluções e boa recepção dos clientes.

Por fim, você já sabe as vantagens de ser MEI, além de saber qual o momento exato de ser um. Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que tenha sido de grande utilidade para a sua segurança e formalização da sua operação. Continue nos acompanhando para receber mais conteúdos relevantes como este.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.