Saiba como funciona o mercado de ações de forma básica

Veja agora como funciona o mercado de ações

0

Cascavel, 29 de Abril – Investir no mercado de ações é para todos. Se você deseja atingir seus objetivos financeiros, principalmente em termos de ganhar dinheiro, pode aumentar seus conhecimentos para entender melhor o mundo da renda variável.

Mesmo para iniciantes, o mercado de ações oferece oportunidades muito interessantes. Mas é fundamental que esse tipo de investimento corresponda ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros, como em qualquer investimento. Nesta matéria vamos te mostrar como funciona o mercado de ações. Então continue lendo e saiba mais!

Saiba como funciona o mercado de ações de forma básica
Saiba como funciona o mercado de ações de forma básica / Pexels

O que é o mercado de ações?

O mercado de ações é um ambiente em que empresas de capital aberto negociam parcelas de sua empresa. Geralmente, as trocas de compra e venda ocorrem em uma bolsa, mas também podem ocorrer em um mercado de balcão.

Os mercados financeiros e de capitais estão se desenvolvendo e mudanças políticas, econômicas e corporativas – seja no Brasil ou em outros países com influência global – geram uma reação no mercado de ações.

Houve muitos altos e baixos, no entanto, com conhecimento prático e estratégia, é possível perseguir o potencial lucrativo e reduzir o risco.

Portanto, existem muitos mitos e equívocos sobre o mercado de ações que ainda estão na mente do público. No entanto, ao entender como funciona, será mais fácil para você colocar seu dinheiro no lugar certo.

Mercado de ações

O mercado de ações está muito ligado com a bolsa de valores. Como podemos ver, é nesse ambiente que as ações das principais empresas listadas são negociadas. Por isso, é essencial que você entenda do que se trata.

A B3, que á a bolsa de valores do Brasil serve como plataforma para troca de ativos entre empresas e investidores. Aqui, é importante saber que ele representa tanto o mercado primário quanto o mercado secundário.

O mercado primário envolve a venda direta de ativos do emissor para investidores. Desse modo, quando uma empresa abre seu capital com uma oferta pública inicial (IPO), ela vende suas ações para interessados. Portanto, o capital levantado com essa negociação vai para os recursos da empresa.

No mercado secundário não há participação de emissores de valores mobiliários. As negociações são conduzidas entre os próprios investidores. Isso é o que acontece com as pessoas que compram suas ações fora do IPO ou oferta de outra empresa. Eles são negociados de um investidor para outro.

Que tipos de ações existem?

Você entendeu que as ações representam uma parte do capital social de uma empresa listada. Assim, ao recomprar ações, o investidor se torna um sócio da empresa, e assim tem o direito de participar dos resultados obtidos.

Nesse cenário, a empresa deve apresentar bons resultados. Neste caso, as ações também podem subir de preço e então se o dono daquela ação vender ela  por um valor maior do que o investidor comprou, ele tem um lucro.

Outra forma de obter lucros é receber rendimentos de equivalência patrimonial, como dividendos. Eles são o dinheiro que distribui os lucros da empresa aos acionistas. Assim, cada pessoa receberá, proporcionalmente ao número de ações, uma porcentagem dos ganhos.

Para entender melhor como funcionam as ações e como elas pagam é fundamental conhecer os tipos de ações disponíveis. Afinal, elas garantem direitos diferenciados aos acionistas. Veja mais dicas de finanças em nosso site: ExpertsComp 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.