Como ser mais confiante: siga essas dicas simples e eficientes

0

A falta de confiança em si traz um sentimento de que não é capaz de realizar algo. Assim, traumas de infância e convivência com pessoas negativas podem te fazer ter pensamentos negativos em relação a si mesmo. Comparações, falta de aceitação, não ter uma boa autoestima também podem te deixar menos confiante.

Assim, é preciso refletir sobre as causas da falta de confiança para que seja possível converter esta situação. Vamos ver, então, como ser mais confiante, através de dicas fáceis e acessíveis aqui no Expertscomp.com hoje 03 de março, você vai amar este artigo.

Como ser mais confiante: siga essas dicas simples e eficientes
Como ser mais confiante: siga essas dicas simples e eficientes / Reprodução: Pexels

O que fazer para se sentir mais confiante?

É possível ser uma pessoa mais autoconfiante através de novas práticas no dia a dia. Ou seja, com mudanças de atitudes, aquela confiança perdida ao longo do tempo ou ainda durante a infância, voltará a fazer parte de sua vida. É importante você entender que se trata de um processo diário.

Fazer terapia

Fazer terapia é uma decisão muito sábia, visto que é o melhor caminho para conhecer os próprios sentimentos e emoções. Como consequência, irá se sentir mais confiante e seguro de seus comportamentos e decisões. Além de proporcionar uma sensação de alivio.

Evitar comparações

Comparações com a vida de outras pessoas é a melhor forma de trazer insegurança e derrubar a autoestima de uma pessoa. Por isso, não se compare e nem fique observando como os outros escolhem seu modo de viver, cada pessoa tem seu próprio tempo e características.

Sendo assim, o ideal é buscar se conhecer cada vez mais, para então seguir os melhores caminhos e tomar as melhores decisões de acordo com a sua personalidade. Além disso, não dê importância à opiniões alheias, quando não forem solicitadas ou forem negativas.

Você vai gostar também: Como gerir o tempo: confira essas dicas essenciais para você

Ter uma boa relação com você mesmo/mesma

Ao pensar em como se sentir mais confiante, é preciso ser gentil consigo. Muitas vezes, o excesso de cobrança e autocrítica fazem com que as pessoas se esqueçam dos pequenos sucessos do dia a dia.

É importante cuidar de si mesmo, da saúde, da mente. Do mesmo modo, é preciso lembrar sempre do próprio valor, das qualidades e conquistas já realizadas e também das não realizadas por não se sentir seguro e então, mudar o que for preciso.

Qual o motivo da falta de confiança?

Insegurança e preocupação em agradar ao próximo causa a falta de confiança, tanto quanto não se achar capaz ou bom o suficiente para realizar algum feito. A causa disso pode vir de experiências inconscientes da família e amigos.

Comportamentos gerados pelo medo são os principais fatores para a falta de confiança. Medo de ser rejeitado por quem se ama, medo de não ter a aprovação do chefe, medo de não gostarem do seu jeito no colégio novo, medo de fracassar nas tarefas do trabalho, enfim, o medo pode causar a insegurança que gera a falta de confiança em si.

Visto isso, vejamos dicas de como se sentir mais confiante, para que esta falta de confiança não se transforme em doenças como ansiedade e depressão.

5 dicas para se tornar mais confiante

O primeiro passo é entender que a falta de confiança está prejudicando alguns aspectos de sua vida, mas que é possível reverter esta situação através de novas ações na rotina diária.

  • Concluir tarefas: criar metas pequenas e fáceis de realizar ao longo do dia trará o sentimento de realização e conquista;
  • Valorizar as qualidades: pensar no futuro, em querer crescer e ter mais é sempre muito bom, mas é muito importante se lembrar das conquistas já realizadas;
  • Cuidados pessoais: colocar uma roupa bonita, um calçado confortável, arrumar os cabelos e hidratar a pele, podem ajudar na autoconfiança;
  • Momentos de lazer: criar um tempo na agenda corrida do dia a dia para fazer o que gosta, com quem se gosta trazem estímulos positivos para acabar com a insegurança pessoal.
  • Descobrir novas ocupações: aprender um instrumento, fotografar, cozinhar, cuidar de plantas, costurar, pintar, enfim, começar algo novo e ver a evolução desta atividade irá trazer mais confiança em outros campos da vida.

Em resumo, não há uma fórmula secreta de como se sentir mais confiante. Pelo contrário, o segredo está em olhar para si, cuidar dos pensamentos e, se preciso, procurar ajuda de um profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.