Como ser mais comunicativo: técnicas pouco conhecidas porém incríveis

0

Aprender a como ser mais comunicativo é um desejo de muitas pessoas. Seja no âmbito social ou do trabalho, muitas pessoas ainda tem problema em se comunicar e isso faz com que perca a chance de fazer amigos, se sentir melhor e até mesmo perder uma promoção ou uma vaga de emprego.

A comunicação pode ser verbal, com uso da fala e língua de sinais. Bem como, a não verbal, onde se usa expressões faciais e gestos para exprimir um recado. Portanto, você pode usar as duas formas de comunicação para alcançar o seu objetivo e com prática e esforço melhorar sua prática de se comunicar.

Por isso hoje dia 04 de março de 2021, aqui na Expertscomp.com você irá conhecer técnicas incríveis de como ser mais comunicativo.

Como ser mais comunicativo
Como ser mais comunicativo – By Pexels

Treine o Rapport e veja como ser mais comunicativo

O termo rapport, originou da palavra de origem francesa rapporter, que indica “trazer de volta” ou “criar uma relação”. Trazido pela psicologia, é utilizado para criar uma ligação de empatia com outra pessoa, ou seja, gerar certeza no modo de se comunicar.

Para gerar essa empatia e causar confiança de forma natural você pode usar meios como: sorrir, pois mostra simpatia; tratar o outro pelo nome para que ele se sinta notado; ser positivo; ser paciente ao ouvir o outro; use assuntos em comum para se conectar com as pessoas, não é difícil, por exemplo, cidades, filmes ou comida que mais gostam.

Clubes, grupos e networking para ser mais comunicativo

Algumas tarefas em grupo também são dicas para se comunicar melhor. Ao passo que, você começa a se envolver nas atividades, gera momentos para iniciar uma conversa, trocar ideias e opiniões e quem sabe até uma chance de networking. Busque por clubes ou grupos de assuntos aos quais você gosta em comum, por exemplo, aulas de dança, clube de leitura, terapia ocupacional de grupo, práticas físicas em grupo como o crossfit e artes marciais.

Aulas de teatro é uma das técnicas mais eficazes para aprender a se comunicar, pois além de trabalhar em grupo, você aprende a usar técnicas corporais para se comunicar com alguém ou um público dentro e fora dos palcos.

Você vai gostar também: Como ser mais confiante: siga essas dicas simples e eficientes

Entenda sobre linguagem corporal

A forma como você se comporta pode ajudar ou não a se comunicar com outras pessoas. Desde já, modos como manter a cabeça baixa, braços cruzados, rosto muito sério pode mostrar que você não quer conversar. Da mesma forma, usar o telefone o tempo todo dará ideia de que está muito ocupado.

Nesse sentido, tente usar uma linguagem corporal receptiva, dessa forma, terá mais chance de interação e você começar a se comunicar. Ou seja, mantenha contato visual como os outros, boa postura, sorria mais vezes, acene para as pessoas, use um tom de voz gentil, seja paciente ao ouvir o outro.

Tenha hábitos de leitura para ser mais comunicativo

Se informe sobre assuntos atuais ou assuntos que você e o grupo em que você se encaixa gostam. Pois assim, fica mais fácil iniciar um diálogo ou se incluir na conversa. As pessoas irão ver que você tem assuntos de

valor e assim irão cada vez mais querer ouvir o que você tem a dizer.

O hábito de ler também ajuda fixar as palavras na mente, logo, ajuda na fala correta das palavras e na forma de escrevê-las. Fazer leituras sobre jeitos e formas de se comunicar também irá te ajudar nesse processo de melhoria dos contatos tanto sociais como no trabalho.

Gostou das dicas. Espero que essas técnicas o ajude como ser mais comunicativo. Deixe seu feedback aqui nos comentários. Até a próxima.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.