Como economizar dinheiro ganhando pouco utilizando este guia

Como economizar dinheiro - Foto: Canva

Como economizar dinheiro - Foto: Canva

São Lourenço, 23 de abril de 2022, por Gabrielle Lima – Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, visto que a maioria de nós brasileiros possuímos muitas contas, como aluguel, água, luz, alimentação, entre outras necessidades básicas. E, com os reajustes feitos, ficou ainda mais difícil ter essa reserva no final do mês. Pensando nisso, hoje, o Expert Comps, vai ajudar você a como economizar dinheiro, mesmo ganhando pouco.

Acima de tudo, saber guardar dinheiro é uma etapa fundamental para quem deseja mudar de vida. O controle e planejamento são requisitos para ter a tão sonhada estabilidade financeira, ser mais independente e também, alcançar os objetivos. Para aprender mais sobre como economizar dinheiro e atingir uma situação financeira tranquila, leia até o final do conteúdo.

Como economizar dinheiro – Foto: Canva

6 dicas de como economizar dinheiro

Aqui, vamos mostrar 6 dicas valiosas para você que deseja ter um reserva financeira. Essas dicas são um guia, que se for seguido a risca, com certeza você terá mais estabilidade, podendo investir no seu crescimento pessoal e também profissional. Confira.

Anote seus objetivos financeiros

Sabemos que o dinheiro pode tomar vários rumos, como adquirir bens, investir e até poupar. Logo, em meio as possibilidades, como saber as mais vantajosas? O segredo está nos objetivos. Ao definir claramente o que você deseja, se torna mais simples tomar as decisões certas.

Portanto, pare por alguns minutos e descreva os motivos pelos quais você quer aprender a economizar dinheiro. Alguns exemplos são: alcançar outro nível salarial, mudar de vida, viver um sonho, proporcionar uma vida melhor para a família. Anote seus objetivos para ter clareza.

Registre suas despesas

Agora, você deve entender qual destino seu dinheiro está tomando. Para isso, liste seus gastos mensais e divida as despesas em categorias, para saber quais são suas prioridades. Você pode utilizar o seguinte modelo de orçamento abaixo:

  • Despesas fixas: aluguel, água, luz, internet.
  • Despesas variáveis: alimentação, transporte, cartão de crédito.
  • Lazer: cinema, streaming, sair com os amigos.
  • Investimentos: empreendimentos, aplicações financeiras.

Agora que você sabe para onde está indo seu dinheiro, some os valores de todas as categorias. Se o resultado da soma for maior do que sua renda, você está operando no vermelho. Para não criar dívidas, será necessário fazer reajustes.

Entenda suas prioridades

A forma como você gasta, mostra quais são suas prioridades. Nesse sentido, agora que você tem seus objetivos definidos e suas despesas registradas, você deve transformar sua realidade, como cortar as despesas e buscar por novas fontes de renda. Veja como você pode fazer isso.

  • Faça com que suas despesas do mês fiquem dentro do orçamento.
  • Crie uma margem de 10% a 30% para atingir objetivos financeiros, mantenha 10% a 35% para o estilo de vida  e uma terceira de 50% a 70% para despesas.
  • Utilize os valores de prioridade financeira para quitar dívidas, começando pelas de maior valor.
  • Junte uma reserva de emergência — três meses de despesas — após pagar as dívidas.
  • Invista os valores de prioridade em empreendimentos e aplicações para gerar retorno.

Evite gastos superficiais

Você pode analisar pequenos gastos que, quando somados, geram um valor consideravelmente alto, como fast-food em excesso, streaming não utilizados e afins. O ponto, não é deixar esses momentos de lado, mas sim, reduzir. Por isso, entenda o que é uma despesa razoável. Também, é importante criar uma meta de economia, que deve ser ajustada gradativamente com o passar do tempo.

Tenha uma meta de poupança

Crie um teto salarial de poupança. Pense em como você reorganizaria as despesas se não tivesse 10% a 20% do seu salário e, crie um novo orçamento a partir disso. Você pode separar esse valor logo no início do mês. Isso pode funcionar, pois você vai evitar pequenos gastos, não mudando seu padrão de vida de maneira brusca.

Tome decisões

Você pode tomar decisões simples que, ao final do mês, fará toda diferença. Como por exemplo utilizar dinheiro ao invés do cartão de crédito, cortar assinaturas irrelevantes, economizar em contas como água e luz, escolher caminhos alternativos para não passar por um local onde você sabe que irá gastar dinheiro.

Por fim, agora que você sabe como economizar dinheiro, reveja sempre o planejamento e mantenha o foco. Além disso, coloque as dicas em prática e não esqueça de compartilhar essas informações. Vale ressaltar que esse artigo foi produzido de acordo com o conteúdo publicado pela Anhanguera.

Gabrielle Lima: